top of page

Websérie

A fantástica aventura teve início na cidade do Rio de Janeiro, onde Leônidas Borges de Oliveira, idealizador e comandante da expedição e o mecânico Henrique Pellicier a bordo do carro “Brasil” doado pelo jornal “O Globo”, saíram em 16/04/1928, rumo a Capital paulista, onde o outro veículo, denominado “São Paulo” doado pelo “Jornal do Comércio” e o observador Francisco Lopes da Cruz, foram incorporados ao grupo.

Em São Paulo, Pellicier abandonou a expedição que seguiu pelo interior paulista. Ao passarem por Pederneiras, o mecânico Mário Fava incorporou-se ao grupo, completando a equipe, até então desprovida de mecânico, desde o abandono de Pellicier.

Com a equipe completa, conforme concebida e planejada inicialmente, a expedição seguiu em frente atravessando as três américas, para retornar ao ponto de partida, dez anos, um mês e nove dias depois, percorrendo 27.631 quilômetros. Superando todas as dificuldades encontradas ao longo das tantas estradas em péssimas condições, picadas, matas, rios, pântanos, florestas e a temível Cordilheira dos Andes, cruzaram 15 países das três Américas, chegando aos Estados Unidos, onde foram reconhecidos e recebidos como heróis.

bottom of page